Como participar da vida escolar dos filhos tornando-a mais prazerosa?

Por Karliane Rocha

 

Trabalhar fora, cuidar das tarefas domésticas, satisfazer as necessidades dos filhos, são inúmeros os desafios diários que os pais enfrentam.

  Ao final do dia, depois de tanto trabalho, descansar seria uma ótima ideia, afinal, todos merecem um pouco de descanso. Relaxar no sofá, ver TV, ficar mexendo no celular..., mas e as tarefas escolares das crianças? Ah, mas estou exausto(a), preciso descansar....

Verdade seja dita, crianças aprendem mais com exemplos do que com apenas ordens. O antigo ditado "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" além de ultrapassado é totalmente sem sentido. Afinal, como uma criança vai aprender a ter prazer em estudar se seus pais não leem um livro sequer? Talvez a criança pense: se estudar fosse tão bom assim, meus pais deveriam ler também...

 Criar uma rotina de estudos diária pode e deve ser um momento prazeroso. Organizar um horário determinado e um espaço específico da casa, (mesa das refeições por exemplo), sentar-se com a criança e pedir para que ela lhe mostre o que aprendeu hoje faz a criança sentir-se valorizada e amada.   Fazer elogios e proferir palavras de incentivo devem ser hábitos salutares adotados pelos pais. 

 Após a atividade escolar, que tal fazer uma pipoca e assistir um filme em família? Jogar um jogo juntos, ler uma história infantil, desenhar com eles, são momentos que se tornarão lembranças maravilhosas na vida de seus filhos.

 

 "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."


Provérbios 22:6

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazemos na biblioteca?

Volta às aulas!